sábado, 15 de março de 2014

O sangue: uma mistura homogênea ou heterogênea?




O sangue

Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, e podem se classificar em homogêneas ou heterogêneas.  
Segundo Kotz et al. (2010) mistura homogênea possui as mesmas propriedades ao longo de toda a sua extensão, independente da resolução óptica usada para examiná-la. Já nas misturas heterogêneas as propriedades de uma região ou amostra são diferentes daquelas para outra região ou amostra.
A distinção entre os componentes das misturas heterogêneas pode ser vista a olho nu, mas em alguns casos são necessários aparelhos microscópicos, como é o caso do sangue. As diferentes porções constituintes do sangue podem ser observadas ao microscópio.

- O sangue é composto por:

Glóbulos vermelhos (hemácias), que contêm hemoglobina, cuja função primária é o armazenamento e transporte do oxigênio para os tecidos.

Glóbulos brancos, cujo principal papel é identificar, destruir e remover qualquer produto estranho que tenha penetrado no organismo.

Plaquetas, que atuam principalmente no mecanismo de coagulação sanguínea.

Como separar a mistura heterogênea sangue?

“O sangue pode ser separado em diversos componentes sanguíneos para várias indicações clínicas. No entanto, muitos países não possuem instalações para a separação de componentes, e o sangue total continua sendo o produto mais utilizado na maioria dos países subdesenvolvidos. O uso de sangue total pode ser a mais segura e sustentável maneira de cobrir as necessidades transfusionais mais urgentes. No entanto, quando há recursos disponíveis, o uso de componentes sanguiíneos oferece certas vantagens”, segundo a Organização Mundial de Saúde.

São algumas definições:

Produto sanguíneo: qualquer substância terapêutica preparada a partir de sangue humano.

Sangue total: sangue não separado.

Componente sanguíneo 1:

- Uma parte do sangue, separada do sangue total, como:
a) Concentrado de hemácias;
b) Suspensão de glóbulos vermelhos;
c) Plasma;
d) Concentrado de plaquetas.


Processo de separação da mistura sangue:


Centrifugação:

Para separar rapidamente o sólido de um líquido podemos "acelerar" a decantação. Para isso coloca-se a mistura num aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas. 




Um exemplo é a centrífuga que é usada em laboratórios de análises clínicas para separar os componentes do sangue, com ela pode ser feita a sedimentação dos glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas do sangue. Ao ser agitado separa-se a parte sólida (glóbulos, plaquetas) do sangue, da parte líquida que é o plasma.



Após ser centrifugado, o sangue apresenta três fases líquidas bem distintas: o plasma sanguíneo, glóbulos brancos e plaquetas, e os glóbulos vermelhos.

Exercício 2. Sistema observado: produto final da centrifugação do sangue




Fontes utilizadas na pesquisa:

Organização mundial da saúde. O uso clínico do sangue. Disponível no endereço:

 KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. M.; WEAVER, G. C. Química Geral e Reações Químicas. 6 ed. v. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

Exercícios:

1) A partir dos conceitos de misturas homogêneas e heterogêneas, defina duas características do sangue que o classifique como mistura heterogênea.

2) No produto final de centrifugação do sangue, quantas fases são vistas no sistema? Porquê?

3) O processo de separação dos componentes do sangue é um processo físico ou químico? Pesquise o significado de decantação.  

Nenhum comentário: